O Tribunal do Júri decidiu, na terça-feira, pela condenação de dois homens acusados de matar Ronaldo Rodrigues Veiga Ferreira em 2016. A vítima, na época, tinha 23 anos.
Delmar Ferreira Souza e Douglas Soares da Silva foram condenados por homicídio qualificado. Delmar teve a pena estabelecida em 10 anos de prisão porque, segundo a defesa dele, o júri reconheceu que ele agiu sob violenta emoção:
- O tribunal do juri reconheceu a privilegiadora no homicídio que era o pedido da defesa - quando o acusado age tomado de violenta emoção ou por relevante valor social ou moral - e houve uma diminuição de pena, que foi o pedido da defesa acatado pelos jurados. Eu vou analisar ainda se vou recorrer em relação à pena dele, eu não concordo com a pena da forma como ela foi estabelecida. Tem outro quesito que talvez eu recorra também, mas o pedido principal da defesa foi acolhido pelos jurados que era justamente o reconhecimento da privilegiadora - explica o advogado Leonardo Sagrillo Santiago.
Acusado de matar criança por espancamento será julgado em 2 de outubro
Douglas foi condenado a 15 anos de prisão. A defesa dele já recorreu da decisão:
- A gente entende que não tem prova suficiente de autoria dele. São meros indícios que não são capazes de comprovar que ele foi o autor do fato. Até porque a vítima, antes de morrer, ela chamava pelo "Kaian". O pai da vítima disse que a vítima falou três vezes de forma bem clara que foi o Kaian, não apontava o Douglas - explica a defensora pública Valéria Brondani.
Os dois cumprem prisão na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
O CASO
Ronaldo foi morto na madrugada do dia 5 de junho de 2016 na Vila Maringá que fica na Região Leste de Santa Maria. Na época, o pai dele contou que ele foi chamado, pelo telefone, para ajudar um conhecido, mas que o crime seria uma emboscada. O crime aconteceu poucos metros da casa da vítima. Ronaldo chegou perto de um carro e foi atingido sete vezes por disparos. O pai dele foi acionado e quando chegou no local encontrou o jovem ferido, no chão, ainda com vida.